Iluminação Automatizada – Automação Residencial

10 de fevereiro de 2020 0 Por RR Áudio & Vídeo
Iluminação Automatizada – Automação Residencial

O que é iluminação automatizada?

Automação da iluminação ou iluminação automatizada é uma forma inteligente de controlar a luz do ambiente através de keypad (teclado inteligente), aplicativo de celular/tablet ou por comando de voz.

Esse gerenciamento acontece através de uma central, onde os circuitos de iluminação são ligados, e assim é possível programar diversas cenas, como ligar/desligar as lâmpadas em horários específicos, criar comandos personalizados, dimerizar ou controlar de onde estiver, por exemplo. Ou seja, com o sistema de automação é possível administrar a iluminação do ambiente todo com apenas um clique.

Contudo, para quem acha que esse recurso é de outro mundo ou muito caro, se engana. Com o avanço da tecnologia é possível encontrar soluções inteligentes e com preço acessível!

Decerto, um bom projeto de iluminação automatizada transforma o ambiente, pois ressalta a decoração, deixa o local mais aconchegante e ainda economiza energia. Entretanto é necessário a escolha de um profissional qualificado para desfrutar de todas as soluções e benefícios da automação de forma correta.

Vantagens da iluminação automatizada:

  1. Economia de Energia;
  2. Facilidade;
  3. Segurança;
  4. Conforto;
  5. Beleza;
  6. Responsabilidade Ambiental;
  7. Valorização do Imóvel.

Ecomimia de Energia:

A iluminação automatizada possui a opção de dimer, ou seja, diminuir ou aumentar a intensidade da luz de acordo com ocasião. Dessa forma não é necessário usar a lâmpada em sua “potência máxima” e com isso os custos com energia podem cair em até 20%.

Facilidade:

Através do controle por aplicativo é possível ligar/desligar as luzes com um clique e de onde estiver.  Sabe aquela dúvida se desligou ou não as luzes antes de sair de casa ou deitar? É só acessar o sistema verificar e pagar. E com apenas um toque, você gerencia toda sua iluminação.

Segurança:

Com o acesso remoto à iluminação automatizada, é possível controlar as luzes enquanto viaja, ou seja, simulando a presença de pessoas na residência, por exemplo. Dessa forma, descarta a possibilidade de invasão e possíveis roubos em períodos de ausência.

Conforto:

O dimer da iluminação automatizada permite uma luz 0 à 100% de intensidade, afim de suavizar a luminosidade e não ofuscar os olhos em determinadas situações, trazendo mais conforto para visão. Além de poder manusear todo o sistema sem levantar ou ter que ir até o local.

Beleza:

O posicionamento e a intensidade correta das lampadas trazem aconchego, decoram o ambiente, além de valorizar objetos. Por isso, muitos profissionais de arquitetura e interiores indicam a iluminação automatizada para projetos residenciais e corporativos. Afinal a iluminação automatizada transforma o lugar e embeleza ainda mais o ambiente.

Responsabilidade Ambiental:

A iluminação automatizada dimerizável, por ter a opção de usar com uma baixa intensidade ajuda na economia de energia, e por isso gera uma ação sustentável. Além de possuir módulos que possibilitam a utilização de uma quantidade menor de cabos gerando menos lixo para o nosso planeta.

Valorização do Imóvel:

Sem dúvida ter um imóvel automatizado agrega muito valor, pois deixa a venda mais atrativa e ainda beneficia o novo comprador. 

Por isso a iluminação automatizada vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário residencial e corporativo.

Qual o melhor sistema de iluminação automatizada?

Agora que você já conhece algumas vantagens da iluminação automatizada, deve estar se perguntando: Qual o melhor sistema de automação para iluminação? Por isso alertamos que essa análise deverá feita por um profissional que irá avaliar qual a necessidade e utilização e em seguida indicar o sistema mais adequado.

Veja alguns sistemas de automação para iluminação:

  • Scenário Automação: A Scenário é uma empresa nacional com mais de 20 anos no mercado que atua no desenvolvimento e fornecimento de soluções em automação residencial e corporativa. Além do sistema de iluminação automatizada, a interface da Scenário permite a integração de outros equipamentos para controle único, como áudio, vídeo, cortina e ar condicionado.
  • Crestron Automação: Com mais de 40 anos no mercado, a Crestron desenvolve soluções em automação para casas, escritórios, hospitais, hoteis, entre outros. Com integração total dos equipamentos é possível controlar os ambientes de onde estiver, ou seja, mais facilidade e praticidade para o seu dia.
  • Lutron Automação: A Lutron é uma empresa Americana que tem quase 50 anos de mercado. Suas inovações para o controle da iluminação são constantes e seu sistema permite integração com outras interfaces de controle. Sua principal preocupação é com a economia de energia através da dimerização. Seus sistemas podem controlar desde ambientes pequenos, até grandes edifícios.
  • Orvibo Automação: A Orvibo é uma empresa Chinesa com mais de 11 anos no mercado de automação. Suas soluções controlam além da iluminação, os sistemas de áudio, vídeo, alarme e segurança. Além disso, sua tecnologia é moderna e abrangente, e vem ganhado cada vez mais o mercado brasileiro. O controle pode ser feito por voz, celular, tablet ou teclado.

Onde encontrar empresas de automação?

Em virtude do crescimento da área de automação, as empresas tem divulgado seus trabalhos através de redes sociais e sites, onde é possível encontrar diversas empresas e alguns trabalhos e demonstrações dos sistemas de iluminação automatizada em funcionamento, por exemplo.

O showroom também é uma ótima opção para quem ainda não conhece o sistema, não só para ver na pratica como tudo funciona antes de fechar, mas também para entender melhor sua aplicação no projeto. Em virtude disso, algumas parcerias são estabelecidas com lojas, ou seja, é possível encontrar alguns sistemas de iluminação automatizada em boutiques e espaços comerciais.

Sobretudo, profissionais da área de arquitetura e interiores tem um grande envolvimento com empresas e profissionais de automação para realizar projetos inteligentes. A chamada arquitetura inteligente, que nada mais é do que integrar projetos arquitetônicos com a participação de sistemas de automação.

Conclusão:

Portanto, a iluminação automatizada, em outras palavras não é mais o futuro e sim o presente. Não apenas pela comodidade e tecnologia, mas também como uma forma de economia a longo prazo. Sem dúvida é uma ótima opção tanto para residências como também para ambientes corporativos.

Vai construir ou reformar? Não deixe de fazer um projeto de iluminação automatizada e conhecer as soluções e os benefícios dessa tecnologia. Afinal o futuro é agora!