Você conhece as etapas do projeto de automação?

18 de março de 2020 0 Por RR Áudio & Vídeo
Você conhece as etapas do projeto de automação?

Sem dúvidas, tanto a automação residencial, como a corporativa facilitam o cotidiano através da tecnologia, mas você conhece as etapas do projeto de automação?

Entenda o processo

Muitas vezes esse interesse ou contratação acontece no meio ou final de obras e reformas, quando já não é mais possível quebrar ou passar cabeamentos no local. Sabemos que nos dias de hoje a tecnologia sem fio tem dominado o mercado. Por isso, vamos dar algumas dicas para você não correr o risco de ter problemas em seu projeto.

As 3 etapas iniciais do projeto de automação

  • Primeira etapa: Visita Técnica

É primordial que o profissional de automação tenha a planta do local do projeto e que a visita seja feita antes mesmo do inicio de qualquer obra. Dessa forma é possível entender as necessidades e preferências do cliente, além de fazer uma breve análise do projeto como um todo. Com isso, o profissional poderá desenvolver a solução adequada para o perfil e rotina do ambiente.

  • Segunda etapa: Desenvolvimento do Projeto de Automação

Com as informações do local, preferências do cliente e visita técnica, começa a fase de consolidar todas as informações para desenvolver a solução mais adequada e funcional para o ambiente. Contudo, essa tarefa não é nada fácil e requer experiência e muito conhecimento técnico. Após a finalização da solução é necessário validá-la com o cliente e corrigir ou até mesmo acrescentar detalhes.

  • Terceira etapa: Aprovação e Início da Execução do Projeto

Depois de ter toda a solução, ajustes e orçamento aprovado, é chegada a hora de executar o projeto. Para sistemas completos que abrangem áudio, vídeo, iluminação, climatização, entre outros é necessário realizar toda infraestrutura de cabeamento. Essa fase é de extrema importância para garantir o bom funcionamento de todo o sistema. Para projetos mais simples ou sem fio, indicamos o acompanhamento e alinhamento junto aos responsáveis da obra.

as 3 etapas finais do projeto de automação

  • Quarta etapa: Instalação dos Equipamentos

Com o cabeamento finalizado, chega o momento da instalação dos equipamento, e é claro, de realizar os teste. Por isso, o sistema é testado individualmente e de forma integrada para certificar seu funcionamento. Essa etapa do projeto é de extrema importância para identificar possíveis problemas e corrigi-los sem maiores dificuldades.

  • Quinta etapa: Implantação da Automação

Após ter tudo instalado e devidamente testado, a automação começa a ser implantada. Afinal, ela será o “cérebro” que comandará todos os equipamentos. Portanto a participação do cliente nessa etapa é fundamental, pois é através de suas preferência e de acordo com sua rotina que ela é personalizada. Dessa forma, o programador desenvolve cenas que comando diversos equipamentos com um clique e facilitam todo o cotidiano.

  • Quinta etapa: Implantação da Automação

Após ter tudo instalado e devidamente testado, a automação começa a ser implantada. Afinal, ela será o “cérebro” que comandará todos os equipamentos. Portanto a participação do cliente nessa etapa também é fundamental, pois é através de suas preferência e de acordo com sua rotina que ela é personalizada. Dessa forma, o programador desenvolve cenas que comandam diversos equipamentos com um clique e que facilitam toda a rotina.

  • Sexta etapa: Programação Automação Final

Depois que toda a programação e personalização da automação é finalizada e alinhada, recomendamos um período de adaptação, com a finalidade de validar a utilização. Dessa forma, o cliente utiliza durante um tempo e valida se suas escolhas, cenas e preferências estão realmente de acordo com a rotina. Caso seja necessário é possível realizar ajustes e complementações, como acrescentar mais cenas, ou até mesmo retirar cenas que  foram cogitadas mas que na prática não tem tanta relevância.

 

Utilização e Feedback

Por fim, depois de tudo finalizado aproveite ao máximo seu sistema e todos os benefícios agregados. Forneça também feedback de sua experiência, assim, os profissionais podem aprimorar suas soluções e fornecer programações ainda melhores. Afinal, agora você conhece as etapas do projeto de automação e pode aproveitá-las.